O serviço de Arquivo do Município de Faro depende da Divisão de Bibliotecas e Arquivos e funciona de uma forma descentralizada, uma vez que existem vários depósitos com documentação em fase semi-activa no edifício do Município e documentação histórica à guarda do Arquivo Distrital de Faro.
Inicialmente toda a documentação era arquivada no edifício do Câmara. Porém, em 1956, o arquivo histórico mudou de instalações, saindo do Município para o 1º piso do Mercado Municipal, passando este serviço a ter como responsável o Drº Salustiano Lopes de Brito. Este iniciou o tratamento documental de toda a documentação existente, trabalho esse que viria a resultar na inventariação de toda a documentação e na publicação do Inventário do Arquivo Histórico Municipal de Faro, em 1998. No entanto, como o Mercado Municipal não tinha as mínimas condições para albergar esse espólio, foi realizado um protocolo entre a Câmara Municipal de Faro e o Arquivo Distrital de Faro, para que fosse cedido um depósito ao município. Ficando assim toda a documentação nesse depósito até hoje.
Actualmente estão a ser elaborados projectos para a adaptação de dois edifícios, com vista a criar condições para albergar dignamente a documentação, que se encontra dispersa por vários depósitos, bem como a documentação histórica.
Missão e objectivos:
O serviço de Arquivo do Município de Faro tem como objectivo, receber, guardar, tratar, preservar, eventualmente restaurar e difundir a documentação produzida e recebida pelos serviços do Município, no decurso das suas funções públicas e administrativas. Esta documentação poderá servir como elemento de gestão e de prova, dessas mesmas funções ou posteriormente ser encaminhada para o arquivo definitivo para serem utilizadas como elementos de estudo e preservação da memória e identidade do concelho.
Contactos:
Divisão de Bibliotecas e Arquivos
Rua Carlos Porfírio
8000-241 Faro
Tel.: 289 897 500
Fax.: 289 897 510
Email: tp.oraf-mc|cd.abd#tp.oraf-mc|cd.abd