Arquivo Municipal de Loulé
loule.JPG

Antecedentes

Uma das primeiras referências à documentação histórica existente no Arquivo Municipal de Loulé foi recolhida na obra Cortes do Reino de Portugal, dirigida por Joaquim Leitão e publicada pela Assembleia Nacional em 1940.
No entanto, foi o Dr. Alberto Iria que, ao editar a obra em dois volumes O Algarve e os Descobrimentos, em 1956, chamou a atenção para a documentação existente na Câmara Municipal de Loulé. Refere a existência de Vereações relativas a 1384-84, 1392 e 1394-96, o que dava a Loulé a posse das Actas de Vereação mais antigas do país, encontradas em suporte de papel.

A Câmara Municipal de Loulé, a fim de salvaguardar e difundir a sua documentação histórica, procedeu no dia 25 de Novembro de 1984 à inauguração do serviço designado por Arquivo Histórico Municipal de Loulé, tendo este ficado sediado no primeiro andar da Alcaidaria do Castelo.

Arquivo Municipal

A Câmara Municipal de Loulé inaugurou, no dia 25 de Novembro de 1984, o serviço designado por Arquivo Histórico Municipal de Loulé, localizado no primeiro andar da Alcaidaria do Castelo. O Serviço de Arquivo Municipal foi criado, na dependência do Departamento Administrativo, pelo Aviso n.º 1815-A/2005 (2.ª série), Diário da República, n.º 56 de 21 de Março de 2005, Apêndice n.º 38 e, em 2006, passou a integrar a nova Divisão de Bibliotecas e Arquivo Municipal. Este Serviço unificou numa só estrutura, as atribuições, funções e objectivos específicos dos chamados Arquivos Gerais e do Arquivo Histórico Municipal. As novas instalações do Arquivo Municipal de Loulé foram inauguradas no dia 4 de Agosto de 2007.

Contactos

Morada: Rua Cândido Guerreiro, s/n.

8100-681 Loulé

E-mail: tp.eluol-mc|lapicinum.oviuqra#tp.eluol-mc|lapicinum.oviuqra

Telefone: 289 400 804