Arquivo Municipal de Tavira
tavira.JPG

Inaugurado a 24 de Junho de 2001, no âmbito do protocolo de candidatura ao Programa de Apoio à Rede de Arquivos, celebrado entre a autarquia tavirense e o então Instituto dos Arquivos Nacionais/Torre do Tombo, o Arquivo Municipal de Tavira beneficia de uma localização privilegiada, no centro histórico da cidade.

Instalado num edifício doado à autarquia em 1944 por António Cabreira, o Arquivo Municipal de Tavira dedica-se desde 2001 à selecção, organização, inventariação, classificação e preservação da documentação produzida e recebida pela autarquia tavirense.

Com uma sala de leitura aberta ao público, este serviço disponibiliza ainda uma pequena biblioteca de apoio, com volumes no âmbito da história local, nacional e ainda dedicados à arquivística. Dos serviços que disponibiliza, destaca-se a realização de visitas guiadas dirigidas às escolas, mas também a pessoas que demonstrem interesse.

Todos os meses, no site da Câmara Municipal de Tavira, o “Documento do Mês” deixa sair das prateleiras pedaços da história de Tavira, dando voz às palavras escritas que testemunham factos curiosos do passado. No mesmo sítio Web é possível consultar os guias dos fundos documentais existentes no Arquivo Municipal, assim como aceder ao site de pesquisa dos respectivos registos.

Horário:

Segunda a Sexta-feira — das 09h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30.

Contactos

Localização: Rua António Cabreira, nº 8 (junto à Ponte Romana)

Telefone: 281 320 555

E-mail: tp.arivat-mc|oviuqra#tp.arivat-mc|oviuqra