Arquivo do Turismo do Algarve
turismo.JPG

Histórico

O Arquivo do Turismo do Algarve remonta à época das antigas Juntas de Turismo e Comissões Municipais de Turismo que funcionavam nos anos 50 e 60 como organismos que promoviam e divulgavam as riquezas naturais, arqueológicas e históricas do Algarve.

Mais tarde, a necessidade de criação de organismos que acompanhassem a evolução constante no sector do Turismo, levou à criação, em 1970, da Comissão Regional de Turismo do Algarve pelo Decreto-Lei 114/70 de 18 de Março com a missão suplementar de executar o plano de obras de infra-estruturas urbanísticas.

Desde então, o Turismo do Algarve tem acompanhado a diversificação ao nível da oferta turística e as mudanças que, consequentemente, se impõem. O incremento da oferta e a qualidade da mesma veio originar um aumento exponencial do número anual de visitantes, o que desencadeou o crescimento das actividades do organismo e estas, por consequência, originaram uma proliferação de documentos.

Nesse sentido, o grande desafio que se tem colocado nos últimos anos ao serviço de arquivo tem sido o de criar um sistema de gestão documental que siga os procedimentos técnicos necessários para efectuar de modo eficaz a avaliação, selecção e eliminação de documentos, bem como o controlo de toda a documentação recebida e produzida.

Missão e Serviços Prestados

Missão da Equipa Multidisciplinar de Expediente, Apoio Administrativo, Arquivo e Serviços Gerais: Assegurar a gestão administrativa, o arquivo e serviços gerais do Turismo do Algarve.

Competências ao nível da gestão de documentos de arquivo

a) Efectuar a organização do sistema de registo e controlo de correspondência,
de acordo com a aplicação informática em uso de gestão documental;

b) Executar todas as acções inerentes à classificação, distribuição e expedição de correspondência e outros documentos, dentro dos prazos respectivos;

c) Preparar o expediente e as informações necessárias para a tomada de decisões pelos órgãos do Turismo do Algarve;

d) Promover o arquivo de documentos e processos, bem como a reorganização do arquivo geral do Turismo do Algarve;

e) Organizar e manter actualizado o arquivo do Turismo do Algarve e proceder à sua catalogação e descrição;

f) Assegurar a conservação e destruição de documentos atento o previsto em regulamento de conservação arquivística;

Horário de funcionamento:
9:00 – 12:00 e 14:00-17:30

Contactos:
Morada:
Avenida 5 de Outubro, 18
8000-076 Faro

Tel.: (+351) 289 800 522
Fax: (+351) 289 800 489

Email: tp.evraglaodomsirut|etneidepxe#tp.evraglaodomsirut|etneidepxe