Arquivo Municipal da Vila do Bispo
vila_do_bispo.JPG

O Arquivo Municipal de Vila do Bispo foi inaugurado no dia 31 de Janeiro de 2009, numa cerimónia presidida pela Secretária de Estado da Cultura, Dra. Maria Paula Fernandes dos Santos e pelo Presidente da Autarquia, Eng.º Gilberto Repolho dos Reis Viegas.

O novo equipamento é fruto de um investimento de mais de 190.000 euros, comparticipados pelo PARAM (Programa de Apoio à Rede de Arquivos Municipais) e promovido pela DGARQ (Direcção-Geral dos Arquivos).

O tratamento, divulgação e o acesso à documentação fazem parte dos objectivos essenciais do Arquivo. A comunicação documental é efectuada através da Sala de Consulta e Leitura Pública, com acesso à documentação de natureza histórica. O Arquivo Municipal tem também como missão permitir o acesso à documentação a todos os órgãos e serviços municipais. Neste campo, insere-se documentação de natureza intermédia, decorrente da actividade dos diferentes órgãos e serviços da Câmara Municipal. Em Arquivo Histórico, encontra-se documentação desde o século XVII, incluindo Legislação Portuguesa (desde 1839), Correspondência Oficial (desde 1898), Recenseamentos Militares (desde 1887), Testamentos (desde1849), Actas de Vereação e Livros de Actas (desde 1803) e Passaportes (1849 a 1864).

Horário:

Segunda a Sexta das 9h às 15.30h.

Último pedido para consulta na sala de leitura até às 14.30h.

Morada:

Largo de São Vicente, 8650-407 – Vila do Bispo

Contactos:

Telefone - 282 630 600 Extensão 403 / Fax: 282 639 208

Correio electrónico: tp.opsibodaliv-mc|lapicinum_oviuqra#tp.opsibodaliv-mc|lapicinum_oviuqra

Responsável: Nuno Marques (Técnico Superior de Arquivo e Documentação)

Contactos: Telefone – 966710082 / E-mail: moc.liamg|onun.seuqram#moc.liamg|onun.seuqram